Imagem da notícias

Banco Vermelho é aprovado pelo Senado; entenda a proposta - LFTV

Um projeto que prevê a instalação de bancos vermelhos em praças e áreas públicas foi enviado para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e poderá virar lei em breve.

O objetivo do projeto é implementar assentos em áreas públicas que contenham mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia de feminicídio.

De autoria da deputada federal Marília Arraes (Solidariedade-PE), a proposta foi aprovada no plenário do Senado na última quarta-feira (10).

Inspiração internacional

A iniciativa foi inspirada em uma campanha internacional que começou em 2016, na Itália, e foi trazida para o Brasil por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que tiveram amigas assassinadas por seus parceiros.

Objetivos do projeto

A proposta inclui a realização de ações para fortalecer a campanha, tais como:

  • Realização de ações de capacitação em locais de grande circulação;
  • Premiação dos melhores projetos relacionados à conscientização, enfrentamento da violência contra a mulher e reintegração da vítima.

Crescimento dos feminicídios no Brasil

O projeto foi analisado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado e recebeu parecer favorável da senadora Jussara Lima (PSD-PI). Jussara Lima destaca que, desde a tipificação do feminicídio, em 2015, os registros desse crime têm aumentado, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2023, foram registradas 1.463 vítimas.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV