Três estagiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são suspeitos de fraudar concessões de empréstimos consignados em Salvador. Um dos estagiários foi preso em flagrante na quarta-feira (17), enquanto duas menores de idade foram apreendidas.
A Polícia Federal investiga se os suspeitos desbloqueavam benefícios previdenciários sem o conhecimento dos titulares, utilizando documentos falsos inseridos nos sistemas do INSS. A partir disso, outros envolvidos no esquema contratavam empréstimos consignados em nome dos beneficiários, que desconheciam a fraude.
Até o momento, não há informações sobre outros possíveis envolvidos. Segundo a Agência Brasil, a operação foi realizada pela PF em parceria com o Ministério da Previdência Social, que não divulgou o valor do prejuízo causado.
O estagiário preso foi levado à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, enquanto as adolescentes apreendidas foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator. Os três podem ser responsabilizados por inserção de dados falsos nos sistemas de informação, com pena máxima de até 12 anos de reclusão para o estagiário maior de idade.
Compartilhar Notícia