31 de julho de 2024
O Ministério das Relações Exteriores (MRE), também conhecido como Itamaraty, emitiu um alerta consular para os brasileiros que estão na Venezuela nesta terça-feira (30). Este alerta foi divulgado após a proclamação de Nicolás Maduro como presidente reeleito no domingo (28). Em resposta, opositores e eleitores tomaram as ruas de Caracas, exigindo a divulgação completa dos resultados eleitorais.
No comunicado, o Itamaraty aconselha os brasileiros que residem, estão de passagem ou planejam viajar para a Venezuela a se manterem informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e a evitarem aglomerações.
“A Embaixada do Brasil em Caracas está monitorando a situação dos brasileiros no país e oferece assistência consular de emergência pelo número +58 414-3723337 (disponível no WhatsApp)”, informou o Itamaraty.
De acordo com a Agência Brasil, mesmo após a reeleição de Maduro, espera-se que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela publique todas as atas com os resultados de cada urna. Isso permitirá a comparação entre as atas oficiais e aquelas distribuídas aos fiscais da oposição e aos observadores nacionais e internacionais.
Após a reeleição, Nicolás Maduro expulsou representantes diplomáticos de países que contestaram os resultados, incluindo Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai.
Compartilhar Notícia