Imagem da notícias

Lula recebe ligação de Macron o elogiando por atuação na situação venezuelana - LFTV

6 de agosto de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (5) um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. Segundo o Palácio do Planalto, Lula foi elogiado pela posição expressa em uma nota conjunta emitida por Brasil, Colômbia e México sobre a situação política na Venezuela.

Durante a conversa, o líder francês também elogiou a postura do Brasil em incentivar o diálogo entre o governo e a oposição venezuelana. Lula, que está no Chile, reafirmou seu compromisso com “a busca de uma solução pacífica entre as partes, respeitando a soberania do povo venezuelano”.

Macron também agradeceu a presença da primeira-dama Janja da Silva na abertura das Olimpíadas de Paris. Em resposta, Lula destacou a cordialidade de Macron e de sua esposa ao receberem a delegação brasileira nos jogos.

POSIÇÃO CRITICADA POR EX-LÍDERES

Ex-presidentes de países da América Latina e da Espanha enviaram uma carta ao presidente Lula, apelando sobre a posição adotada pelo Brasil diante da crise venezuelana. A política do Brasil tem sido de promover o diálogo sem declarar formalmente sua posição sobre o reconhecimento das eleições.

Em tom de indignação, os ex-líderes defendem uma transição da Venezuela para a democracia. A carta conta com as assinaturas de 30 ex-chefes de estado e governo, membros da Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (IDEA).

Entre os signatários estão: Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina; Álvaro Uribe e Iván Duque, da Colômbia; Vicente Fox e Felipe Calderón, do México; Guillermo Lasso, do Equador; e Mariano Rajoy, ex-primeiro-ministro da Espanha.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV