Imagem da notícias

Com 709 casos de mpox no Brasil, ministério convoca reunião - LFTV

Com o aumento dos casos de mpox e a circulação de uma nova variante do vírus na África, o Ministério da Saúde do Brasil convocou uma reunião para esta terça-feira (13) para discutir a situação. A pasta pretende atualizar as recomendações e o plano de contingência para a doença, monitorando informações da OMS e do CDC. Apesar da preocupação, o ministério avalia que o risco para o Brasil é baixo, com 709 casos e 16 óbitos registrados em 2024.

Sobre vacinas, o ministério lembrou que a imunização foi realizada em 2023 durante uma emergência de saúde pública. A OMS, por sua vez, solicitou que fabricantes submetam pedidos para o uso emergencial de vacinas contra a mpox, especialmente para países de baixa renda.

A mpox é uma doença viral transmitida por contato com animais ou pessoas infectadas, e seus sintomas incluem erupções cutâneas, febre e dores no corpo. Embora a maioria dos pacientes se recupere em um mês, a doença pode ser fatal sem tratamento, como observado na República Democrática do Congo, onde 479 mortes ocorreram em 2023.

A OMS havia declarado a mpox como uma emergência de saúde pública em 2022, mas em 2023 retirou essa classificação, embora tenha destacado que a doença ainda representa desafios significativos, especialmente para pessoas com HIV não tratado.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV