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Nova carteira de identidade chega a oito postos SAC no interior partir desta quinta - LFTV

14 de agosto de 2024

A partir desta quinta-feira (15), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em oito postos SAC no interior do estado. Os primeiros locais a oferecerem o serviço são os postos SAC em Barreiras, Conquista I e II, Feira I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna. No entanto, a Secretaria Estadual de Administração (Saeb) informou que, em Ilhéus e Vitória da Conquista, o feriado do dia 15 atrasará o início do atendimento para sexta-feira (16).

É importante lembrar que o atendimento para a emissão da CIN é realizado apenas mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelos números de telefone: (71) 4020-5353 para ligações de celular e 0800 071 5353 para chamadas de telefone fixo.

Para viabilizar a implementação da CIN, a emissão do antigo RG foi suspensa de 12 a 14 de agosto nos oito postos mencionados. No entanto, quem já solicitou o RG pode retirá-lo na unidade correspondente, sem necessidade de agendamento, bastando apresentar o protocolo de solicitação. A implantação da CIN na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) através do SAC, e é executada pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM).

A primeira via da CIN é gratuita e usará o CPF como número único de identificação. Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil em sua versão original. Se a certidão original estiver plastificada, uma cópia também deve ser apresentada. A CIN permite ainda a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Adicionalmente, informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências diversas, bem como dados sobre tipo sanguíneo, fator RH e a escolha por ser doador de órgãos, podem ser incluídas.

Outra novidade da CIN é a possibilidade de incluir o nome social, mediante solicitação do próprio cidadão. Em caso de alteração do nome na certidão de nascimento, somente o novo registro será considerado. A CIN também estará disponível em formato digital no GOV.BR três dias após sua impressão. O documento conta com um QR Code para verificação de autenticidade e acesso a dados. Vale destacar que não é obrigatório substituir imediatamente o RG pelo novo documento, pois o modelo antigo permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032.

O atendimento para a emissão da CIN já está disponível nos 11 postos SAC da capital (Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai) e nos quatro postos da Região Metropolitana de Salvador (RMS): Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho.

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