16 de agosto de 2024
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (15) a compra de 25 mil doses da vacina contra a Mpox, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Além disso, o Ministério solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a extensão da autorização para o uso das vacinas adquiridas em 2022.
A ministra Nísia Trindade, à frente da pasta, esteve presente na inauguração do Centro de Operações de Emergência em Saúde, que terá como função coordenar as ações de combate à Mpox. O centro foi estabelecido na sede da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), localizada em Brasília.
“Realizamos a vacinação no Brasil com autorização especial da Anvisa em situações extremamente excepcionais e para grupos de alta vulnerabilidade”, afirmou a ministra Nísia. Atualmente, 27 laboratórios estaduais têm capacidade para realizar o teste de diagnóstico da doença. Até o momento, o Brasil contabilizou 696 casos confirmados de Mpox e 16 óbitos em decorrência da enfermidade.
Na última quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, pela segunda vez em dois anos, que a Mpox representa uma emergência de saúde pública global, após um surto da infecção viral na República Democrática do Congo, que se alastrou para países vizinhos.
Compartilhar Notícia