Imagem da notícias

Fies terá cotas pela primeira vez e inscrições abrem nesta quinta - LFTV

22 de agosto de 2024

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre de 2024 começam nesta quinta-feira (22). Esta será a primeira edição do programa a reservar vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O Fies, um programa do MEC (Ministério da Educação), financia de forma escalonada estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior. Os interessados têm até a próxima terça-feira (27) para se inscrever.

O MEC publicou o edital com as regras deste processo seletivo na quarta-feira (21), válido para o ingresso no segundo semestre. A abertura das inscrições sofreu atraso, o que gerou insatisfação entre os estudantes. No entanto, o MEC ainda não divulgou o número de contratos disponíveis. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no portal do Fies.

Assim como no primeiro semestre, metade das vagas será reservada para alunos de baixa renda, chamados de Fies Social, destinados a pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritas no Cadúnico, o cadastro do governo para programas sociais. Esses candidatos poderão solicitar financiamento de até 100% das mensalidades.

Nesta edição, o programa também inclui cotas, onde os contratos serão distribuídos de acordo com a proporção de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência registrada no estado de cada instituição de ensino.

Durante o processo seletivo, os candidatos poderão escolher até três opções de curso, em ordem de preferência. O resultado será divulgado em 9 de setembro, e os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 10 e 12 de setembro.

O governo Lula (PT) reintroduziu o financiamento de 100% das mensalidades em fevereiro deste ano, como parte de um esforço para revitalizar o Fies. Desde 2015, o programa vem sendo reduzido, e o número de financiamentos no ano passado foi menor que no final do governo Jair Bolsonaro (PL).

Após a fase de inscrições, o MEC poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preencher vagas remanescentes. Essas convocações estão previstas para ocorrer entre 16 de setembro e 29 de outubro. Os pré-selecionados na lista de espera terão até três dias úteis após a convocação para complementar a inscrição no site do Fies.

É importante destacar que a apresentação de informações ou documentos falsos resultará na desclassificação do candidato do processo seletivo do Fies.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Deixe seu comentário
Preencha este campo
Preencha este campo
O seu endereço de e-mail não será publicado
Preencha este campo

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV