Imagem da notícias

Deputado sugere que VLT do Subúrbio se chame “irmãos Rebouças”, os primeiros engenheiros negros do Brasil - LFTV

23 de agosto de 2024

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) apresentou um Projeto de Indicação (PIN) ao governo do estado propondo um nome para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), planejado para o subúrbio de Salvador. Na proposta, o parlamentar sugere que o VLT homenageie os irmãos José, André e Antônio Rebouças, sendo André e Antônio os primeiros engenheiros negros do Brasil. O projeto foi apresentado na última terça-feira (20).

Em sua justificativa, Galo destaca que os irmãos Rebouças se destacaram durante o período da monarquia no Brasil, sendo fervorosos defensores da abolição da escravidão. O deputado também ressaltou que os irmãos foram “pioneiros da engenharia moderna no Brasil”.

“Ocupando um lugar ao lado de figuras como Joaquim Nabuco, Machado de Assis e José do Patrocínio, os irmãos Rebouças foram representantes da pequena classe média negra durante o Segundo Império e vozes importantes na luta pela abolição. Eles defendiam uma visão reformista e progressista para a abolição da escravatura”, declarou o deputado.

Ele também criticou o “embranquecimento de figuras como Machado de Assis e o apagamento histórico de personalidades como os irmãos Rebouças, pioneiros da engenharia moderna no Brasil”.

Quem foram os irmãos Rebouças?

To Antônio e André Rebouças, nascidos em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 1838 e 1839, foram os primeiros engenheiros negros do Brasil. Eles contribuíram para o desenvolvimento do recém-separado estado do Paraná e projetaram obras importantes no Rio de Janeiro. Além disso, foram ativistas na luta pela abolição da escravidão, especialmente André, que participou ativamente de campanhas e manifestações.

André e Antônio Rebouças | Foto: Reprodução / Alma Preta

Os irmãos Rebouças eram netos de uma escrava alforriada e de um alfaiate português. O pai deles, também chamado Antônio, era um advogado autodidata, deputado e conselheiro de Dom Pedro II. Em 1854, ambos ingressaram no curso de engenharia da Escola Militar, no Rio de Janeiro. Sete anos depois, foram para a Europa, onde se especializaram na construção de portos e ferrovias.

Devido às suas contribuições significativas, foram homenageados com o Túnel Rebouças, que conecta a zona sul à zona norte do Rio de Janeiro; a Avenida Rebouças, uma das vias mais importantes de São Paulo; e o bairro Rebouças, em Curitiba, que se desenvolveu ao redor da estação de trem projetada por eles.

Entre suas obras mais notáveis estão: a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá (PR), o Plano de Abastecimento de Água do Rio de Janeiro (RJ), as Docas da Alfândega e a Doca Dom Pedro II (RJ), e a Estrada da Graciosa (PR).

Já José Rebouças, ao contrário de seus irmãos engenheiros, foi maestro, instrumentista e compositor de música popular brasileira.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV