27 de agosto de 2024
Um idoso em tratamento de câncer faleceu após receber, de uma só vez, a quantidade de doses de quimioterapia que deveria ser administrada ao longo de um mês. O incidente ocorreu na última segunda-feira (19) no hospital MedSênior, em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas o paciente veio a falecer em outro hospital na noite de sexta-feira (23).
Em comunicado oficial, o hospital MedSênior expressou “profundo pesar” pelo ocorrido e anunciou que realizará uma investigação minuciosa sobre o caso. O idoso, que estava em tratamento contra mieloma múltiplo, comparecia ao hospital todas as segundas-feiras e, na última semana, foi atendido por um enfermeiro diferente do usual.
Segundo a família de Nilton Carlos Araújo, o enfermeiro teria administrado quatro injeções do tratamento em vez de uma, como havia sido prescrito pelo médico de Nilton. A filha, Carolina Araújo, relatou que Nilton começou a se sentir mal ainda na tarde do mesmo dia, retornou ao hospital, foi atendido e depois voltou para casa.
Nos dias que se seguiram, a saúde de Nilton piorou. Ele precisou ser internado na quarta-feira (21). Carolina informou que alertou repetidamente os médicos de que o mal-estar poderia ter sido causado pela administração de quatro doses, mas afirmou que suas preocupações foram ignoradas.
O idoso entrou em coma induzido e foi transferido para um hospital maior na quinta-feira (22). Ao chegarem ao novo hospital, os familiares foram informados da gravidade do quadro de Nilton, que faleceu na noite de sexta-feira. Ainda no dia 22, após o idoso ter sido entubado, a família registrou um boletim de ocorrência.
Na segunda-feira (26), o hospital MedSênior anunciou que o enfermeiro suspeito de ter administrado as quatro doses de quimioterapia foi afastado de suas funções até que o caso seja esclarecido.
Compartilhar Notícia