Imagem da notícias

Ataque hacker afeta PF, STF e escritório de Alexandre de Moraes - LFTV

4 de setembro de 2024

Nesta terça-feira (3), um grupo hacker realizou ataques cibernéticos contra os sistemas do Supremo Tribunal Federal (STF), da Polícia Federal, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do escritório de advocacia Barci de Moraes, pertencente à família do ministro Alexandre de Moraes.

A Polícia Federal iniciou uma investigação para identificar os responsáveis pelos ataques. Informações preliminares indicam que se tratam de ataques DDoS (negação de serviço), onde milhares de acessos simultâneos são direcionados a sites ou servidores específicos, sobrecarregando-os até que se tornem inoperantes. Esses ataques ocorreram em meio à decisão do ministro Alexandre de Moraes de bloquear a plataforma X por desobediência a decisões judiciais.

O STF confirmou que seu site ficou fora do ar por cerca de 10 minutos na quinta-feira (29). Na segunda-feira (2), a rede interna da Anatel também foi temporariamente desativada por algumas horas. Dois delegados da Polícia Federal, em entrevista à Folha de S. Paulo, relataram que a rede interna da corporação ficou inoperante por aproximadamente 4 horas nesta terça-feira (3).

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) emitiu um comunicado aos gestores públicos por meio do CTIR Gov (Centro de Prevenção, Tratamento e Respostas a Incidentes Cibernéticos de Governo), recomendando: “[…] é responsabilidade dos órgãos e entidades públicas federais da administração direta, autárquica e fundacional, corrigir, com urgência, as vulnerabilidades cibernéticas, especialmente aquelas identificadas nos alertas e recomendações emitidos pelo CTIR Gov”.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV