6 de setembro de 2024
Um integrante do governo de Nicolás Maduro utilizou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear a rede social X no Brasil como argumento para justificar uma decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela, que reafirmou a vitória de Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho.
Durante seu programa de TV nesta quarta-feira (4), Diosdado Cabello, ministro do Interior, Justiça e Paz do governo Maduro, declarou: “O Supremo Tribunal do Brasil não é superior ao da Venezuela. As decisões do STF do Brasil devem ser respeitadas, certo? Pois bem, o mesmo vale para as decisões da Venezuela!”.
Conforme relatado pela CNN, Cabello, que recentemente assumiu o cargo de ministro e é uma das principais figuras do chavismo nos últimos anos, fez o comentário enquanto lia uma notícia para seus apoiadores sobre o bloqueio da rede social de Elon Musk no Brasil.
SUSPENSÃO DO X NA VENEZUELA
“A Suprema Corte venezuelana ordenou o bloqueio da rede social X em todo o país. E eu achava que essas coisas só aconteciam em ditaduras”, ironizou Cabello ao comentar a notícia. Ele também pediu mais respeito ao TSJ, após a reafirmação da vitória de Maduro, que foi contestada por vários países.
A rede social está suspensa na Venezuela desde o início de agosto, depois que Maduro decretou sua suspensão temporária por 10 dias, acusando Musk de promover o ódio e a violência no país. Segundo Cabello, a plataforma não foi bloqueada, mas sim suspensa até que um diálogo entre seus representantes e as autoridades venezuelanas ocorra. “Mas o capitalismo arrogante diz: ‘Não vamos negociar com ditadores’”, comentou o ministro.
Compartilhar Notícia