6 de setembro de 2024
Na noite desta quinta-feira (6), o governo da Bahia e a TAP Air Portugal firmaram um protocolo de intenções com o objetivo de ampliar as opções de voos diretos entre Salvador e a cidade de Porto, em Portugal, a partir de 2025. A assinatura do termo ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“O novo voo direto Porto-Salvador será um grande incentivo para o turismo, atraindo mais visitantes europeus e gerando novas oportunidades para a população baiana. Esse é um importante passo para fortalecer a economia do nosso estado”, declarou Jerônimo durante a cerimônia.
O secretário de Turismo, Maurício Bacellar, explicou que estudos serão realizados para viabilizar a demanda entre os dois países e iniciar os voos em 2025.
“A TAP tem uma longa história com a Bahia, operando voos para o estado há mais de 40 anos. Começamos com duas frequências semanais e, hoje, temos voos diários entre Salvador e Lisboa. A ideia é ampliar essa conectividade, e para isso faremos estudos, com a previsão de retomar as discussões em 2025”, afirmou Bacellar.
Segundo a Embratur, Portugal é o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Nordeste, com 8.576 visitantes chegando à Bahia nos últimos sete meses, um aumento de 11,65% em relação ao ano anterior.
O voo entre Porto e Salvador também deverá atrair mais turistas espanhóis para a Bahia. O CEO da TAP, Luís Rodrigues, destacou: “O Norte de Portugal tem grande interesse pelo Nordeste do Brasil, especialmente pela Bahia, e essa região também está conectada ao Norte da Espanha, que não possui um grande aeroporto internacional. Muitos galegos viajam por Porto, e há uma forte presença da Galícia na Bahia, o que torna essa rota muito atrativa para nós.”
Atualmente, a Bahia já oferece voos diretos de Salvador para Lisboa e Madri e, em outubro, iniciará voos para Paris. Entre outubro de 2023 e abril deste ano, foram realizados voos diretos de Varsóvia para Salvador, período em que a capital baiana recebeu cerca de sete mil turistas poloneses.
Compartilhar Notícia