6 de setembro de 2024
O Festival da Primavera, promovido pela Prefeitura, começa neste sábado (7) e segue até o dia 29 de setembro, oferecendo uma programação diversa que inclui música, esporte, feiras, cultura e lazer. Organizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e com apoio de ações culturais e artísticas do Edital Territórios Criativos da Fundação Gregório de Mattos, o evento promete agitar a cidade.
A 10ª edição do festival contará com mais de 30 atrações musicais, variando de orquestras a MPB, samba e pagode baiano. Os shows acontecerão em bairros como Nordeste de Amaralina, Monte Serrat, Rio Vermelho, Campo Grande, Ribeira, Dique do Tororó e Pelourinho.
“Promover a economia criativa em Salvador gera renda e emprego. O Festival da Primavera foi idealizado para marcar o início da alta temporada turística, com um evento que reflete a essência da cidade, onde as pessoas podem se divertir nas praças e estimular a economia criativa. Já são dez edições de sucesso, e este ano será ainda melhor”, afirmou Isaac Edington, presidente da Saltur.
O festival também contará com duas feiras de economia criativa com programações culturais e gastronomia: o Mercado Iaô especial de primavera, na Fábrica Cultural, na Ribeira, e a Feira de Artes da Primavera, em parceria com a ADABA, na praça do Campo Grande. O esporte estará presente com o Pedal da Primavera e a Maratona Salvador.
O primeiro fim de semana do festival começará com um cortejo no sábado (7), saindo da Igreja São José, no Nordeste de Amaralina, às 15h, e seguirá até a Rua Aurelino Silva, 385. O local oferecerá durante a noite uma feira de artesanato, espaço gastronômico, stand-up comedy, área para crianças e um palco com apresentações da Quabales Banda, Baile Favellê e outros artistas.
No domingo (8), a banda Jammil e Uma Noites fará um show especial na Ponta de Humaitá, às 15h, com convidados como Olodum, Filhos de Jorge, Jau, Robson Morais, Jhaca e a dupla Bruninho e David. No mesmo dia, ocorrerá o projeto “A Praça do Circo”, com oficinas circenses, espetáculos, shows e feiras de artesanato e gastronomia, financiado pelo Edital Territórios Criativos, no Circo Picolino, em Pituaçu.
Segundo Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, “o Festival da Primavera celebra a diversidade artística e cultural de Salvador, ocupando vários espaços com uma programação inclusiva e democrática, fortalecendo a conexão entre artistas e público”.
Confira a programação completa abaixo:
O festival promete movimentar Salvador com muitas atividades e eventos para todas as idades e gostos.
Compartilhar Notícia