10 de setembro de 2024
Inspirados pelo movimento global Fashion Revolution, os alunos Bianca Silva, João Pedro Rosa e Milena Santos, do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, em Ipupiara, no Centro-Sul da Bahia, desenvolveram um couro ecológico utilizando a planta Opuntia Cochenillifera, conhecida como palma forrageira. A invenção dos estudantes busca promover uma cadeia produtiva sustentável.
Atendendo aos critérios de práticas éticas e ambientalmente responsáveis, Bianca explica que a escolha da palma forrageira, pertencente à família Cactaceae, se deu por suas características de resistência e impermeabilidade. “Precisávamos provar que o couro vegetal tem a durabilidade necessária para o uso diário, e a palma forrageira se mostrou ideal. Além de ser abundante na nossa região semiárida, ela possui as propriedades adequadas para o desenvolvimento do produto”, destacou a jovem cientista.
Ela também ressalta que a preocupação com o meio ambiente, a proteção dos animais e as necessidades do dia a dia foram os três pilares que guiaram a escolha do método de produção. “Nossa intenção é empreender de forma responsável, por isso desenvolvemos um modelo de negócio com padrões sustentáveis”, explica Bianca. O produto se diferencia dos demais no mercado por utilizar técnicas específicas criadas no laboratório do colégio.
Após a produção do couro, o próximo passo é a confecção de produtos, como bolsas, por exemplo. O projeto, que envolve costura manual, é orientado pelos professores Edippo de Souza e Carol Castro, sendo parte do Programa Ciência na Escola, promovido pela Secretaria da Educação.
Compartilhar Notícia