17 de setembro de 2024
A observação do último eclipse lunar deste ano, entre a noite desta terça-feira (17) e a madrugada de quarta (18), pode ser prejudicada pelas condições meteorológicas. Recentemente, a poluição já tem alterado a cor do Sol e da Lua, tornando-os mais avermelhados.
Esse eclipse lunar será parcial, ou seja, apenas uma fração da Lua passará pela sombra mais escura projetada pela Terra. No caso deste evento, espera-se que cerca de 3,5% da superfície lunar seja coberta pela sombra umbral, enquanto os 96,5% restantes estarão na fase penumbral, onde a sombra é mais suave. O Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo em seu canal no YouTube.
Em São Paulo, a previsão do tempo indica alta nebulosidade após as chuvas de domingo (15) e desta segunda-feira (16). No interior do estado, assim como em outras regiões do Brasil, a visibilidade também poderá ser afetada pela fumaça dos incêndios florestais.
Os especialistas explicam que não é necessário nenhum equipamento especial para acompanhar o fenômeno. O próximo eclipse lunar total, quando toda a Lua estará na umbra, só poderá ser visto no Brasil em 14 de março de 2025.
Compartilhar Notícia