26 de setembro de 2024
O lançamento da campanha “Cadê Minha Boneca Preta?” aconteceu nesta quarta-feira (25) na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. de Itaparica (BJMJR-ITA), que é gerida pela Fundação Pedro Calmon (FPC). O evento contou com a abertura da exposição de mesmo nome, a inauguração da caixa instagramável da boneca preta, uma intervenção artística realizada por alunas do Centro Educacional Adelita Batista sob a orientação da professora Lívia Nascimento, além de uma mesa de diálogo sobre “Afroinfância e a arte de brincar”. Também houve uma apresentação de maculelê, capoeira e samba de roda feita pelas crianças do Grupo Cultural Alafiá Marejá.
A campanha tem como objetivo promover o empoderamento de crianças e jovens, destacando a importância da representatividade e o combate ao racismo. O estudante Murilo Sales, do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, compartilhou sua experiência ao crescer sem refletir muito sobre a questão da representatividade e ressaltou a importância da campanha para despertar essa reflexão. “Cresci sem pensar muito sobre representatividade. É importante ter algo com o qual você se identifica e que inspira seus sonhos. Todos querem ser um super-herói, mesmo que simbolicamente”, afirmou.
A professora Lívia Santos trouxe para o evento uma apresentação da dança da boneca de pano, destacando o papel da representatividade: “Mostrar essa dança aos meus alunos é uma forma de falar sobre representatividade e a importância do brincar com bonecas com as quais eles possam se identificar”.
Em 2023, a campanha arrecadou 375 bonecas pretas. O projeto, idealizado por Soraia Alves, diretora da BJMJR-ITA, foi criado para promover a representatividade desde a infância. “Acredito que essa será mais uma edição bem-sucedida da campanha, que simboliza a resistência negra e a luta contra o racismo em suas diversas formas”, explicou Soraia.
A arrecadação das bonecas vai até o dia 6 de novembro, com a entrega marcada para 7 de novembro.
Confira os pontos de arrecadação:
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