Imagem da notícias

Mulheres ganham 19,7% a menos que homens na Bahia, revela Ministério do Trabalho - LFTV

27 de setembro de 2024

As mulheres na Bahia recebem, em média, 19,7% a menos do que os homens, conforme aponta o 2º Relatório de Transparência Salarial, elaborado pelos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e das Mulheres, com foco na questão de gênero. Os dados foram extraídos de informações fornecidas por empresas com 100 ou mais funcionários. O relatório destaca que a remuneração média dos homens no estado é de R$ 3.207,93, enquanto a das mulheres é de R$ 2.576,67.

Apresentado na última quarta-feira (18), o relatório contou com a participação de 2.015 empresas baianas, que juntas empregam 752,2 mil pessoas. No primeiro relatório, divulgado em março, foi constatado que as mulheres ganhavam em média 82,7% do que era pago aos homens, ou seja, 17,3% a menos. Naquela ocasião, 2 mil empresas relataram informações sobre 743,6 mil trabalhadores.

A diferença salarial entre homens e mulheres na Bahia também varia de acordo com a categoria profissional. Em cargos de direção e gerência, por exemplo, a disparidade chega a 23,9%. Quando o relatório foca na questão racial, revela-se que há muito mais mulheres negras empregadas (208,7 mil) do que não negras (74,6 mil), porém as negras ganham, em média, 14,8% menos. Entre os homens, a diferença salarial entre negros e não negros é de 15,8%.

O relatório também aponta que, na Bahia, 51,7% das empresas possuem planos de cargos e salários; 37,2% promovem políticas para incentivar a contratação de mulheres; 36,3% incentivam a promoção de mulheres para cargos de direção e gerência, e 30,2% promovem políticas para a contratação de mulheres negras. No que se refere à contratação de mulheres LGBTQIAP+, 19,2% das empresas adotam políticas nesse sentido.

A Lei de Igualdade Salarial exige que mulheres e homens que desempenham as mesmas funções, com igual produtividade e eficiência, recebam salários equivalentes.

Além disso, o relatório apresenta dados sobre a existência de políticas empresariais que incentivam a contratação de mulheres, como a flexibilização de horários de trabalho para apoiar a parentalidade e outras medidas que favorecem a entrada, permanência e progressão de mulheres no mercado de trabalho.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV