Imagem da notícias

Trabalhadores são resgatados de navio em condições análogas à escravidão - LFTV

30 de setembro de 2024

Dezesseis trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão em um navio de uma empresa norueguesa, ancorado na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. O resgate foi realizado por auditores-fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, com o apoio da Marinha do Brasil, na semana passada.

Dentre os resgatados, nove são naturais de Salvador, três do Maranhão e quatro do Espírito Santo. Eles haviam sido contratados por uma empresa de Vitória para realizar serviços de lavagem e pintura nos porões de um navio cargueiro, de bandeira das Ilhas Marshall, pertencente a uma companhia norueguesa.

Durante a investigação, foi constatado que os trabalhadores passaram cinco dias vivendo em condições insalubres no navio, sem estrutura adequada para alimentação, descanso ou higiene. Eles dormiam em redes e colchões improvisados no convés, expostos ao clima, tomavam banho com uma mangueira ao ar livre e faziam suas refeições sentados no chão do convés. Além disso, a jornada de trabalho no navio chegava a 14 horas diárias, com apenas uma hora de pausa para o almoço.

Após o resgate, os trabalhadores foram retirados da embarcação, e o empregador providenciou hospedagem em terra enquanto aguardavam o pagamento dos salários e rescisões. Todos retornaram para seus estados de origem na quarta-feira (25).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV