1 de outubro de 2024
O eclipse anular do Sol ocorrerá nesta quarta-feira (2) e poderá ser visto parcialmente na Bahia entre 17h19 e 17h39. De acordo com o Observatório Nacional, o fenômeno será mais visível no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de toda a região Sul do Brasil, enquanto na Bahia será observado de forma parcial.
Conhecido como “Anel de Fogo”, esse fenômeno acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas não o cobre completamente, formando o anel luminoso que dá nome ao evento.
Para uma observação segura, é importante escolher um local com boa visibilidade para o oeste e ter cautela ao olhar para o Sol. A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, alerta: “Nunca olhe diretamente para o Sol sem a proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não são seguros. É imprescindível usar filtros certificados, como óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14”.
O Observatório Nacional transmitirá o eclipse ao vivo no YouTube, em colaboração com astrônomos do Projeto Céu em sua Casa e a organização Time And Date.
Compartilhar Notícia