Imagem da notícias

Lula sanciona lei que agrava pena para crime de feminicídio - LFTV

10 de outubro de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei que endurece as penas para o crime de feminicídio e estabelece novos agravantes nas punições. A Lei PL 4.266, que foi aprovada no Senado em 2023 e pela Câmara dos Deputados em setembro deste ano, agora classifica o feminicídio como um crime independente do homicídio. A nova legislação eleva a pena, que anteriormente variava entre 12 e 30 anos de prisão, para um intervalo de 20 a 40 anos.

Além do aumento na pena, a lei estabelece que os condenados por feminicídio ficam impedidos de ocupar cargos públicos e de receber visitas íntimas na prisão. Também isenta a vítima de quaisquer custos processuais.

“O nosso governo está comprometido e em Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero”, declarou Lula em suas redes sociais. Em um vídeo, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que a nova lei traz avanços importantes na luta contra o feminicídio, com o objetivo de erradicar esse tipo de crime no país.

A sanção da lei ocorreu em uma cerimônia privada no Palácio do Planalto, com a presença da ministra Cida Gonçalves, dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Manoel Carlos de Almeida Neto (ministro substituto da Justiça) e do deputado José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara dos Deputados.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV