14 de outubro de 2024
A Secretaria de Ordem Pública (Semop) registrou um total de 9.131 ambulantes inscritos para trabalhar nas festas populares de Salvador durante o próximo verão. O processo de cadastramento, que começou em 11 de setembro e terminou na última quinta-feira (10), foi novamente realizado de forma online, com apoio das Prefeituras-Bairro para aqueles que tiveram dificuldade de acesso à internet.
Como os trabalhadores puderam se inscrever para mais de um evento, o sistema contabilizou 33.108 inscrições. O maior número foi para o Carnaval (8.725), seguido pelos eventos de pré-Carnaval (5.925), Festival Virada Salvador (5.877), Festa de Iemanjá (4.968), Lavagem do Bonfim (4.795) e Lavagem de Itapuã (2.818).
Ao todo, a prefeitura vai disponibilizar 8.590 vagas para os próximos festejos. “Encerramos o cadastramento para as festas de 2024/2025 e agradecemos a todos os participantes. No dia 16 de outubro, vamos divulgar a primeira lista de aprovados. Nosso foco é garantir uma festa organizada, onde todos possam trabalhar com segurança. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais”, afirmou Alexandre Tinoco, secretário da Semop.
Luciano Sandes, secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, destacou a importância da parceria no processo de cadastramento, visando regularizar e organizar a atuação dos ambulantes, proporcionando um ambiente mais seguro e acessível tanto para os trabalhadores quanto para o público.
O SISTEMA
Após a inscrição, os trabalhadores passarão por um processo de seleção baseado em critérios sociais, validados pela Semop em conjunto com entidades como o Ministério Público do Trabalho, Defensorias Públicas do Estado (DPE-BA) e da União (DPU), além de representantes dos próprios ambulantes.
O ranking dos ambulantes segue critérios que pontuam trabalhadores com residência em Salvador, participação prévia no evento, ser aposentado ou idoso, mãe solo ou ter feito cursos de capacitação na área. Os critérios são cumulativos, permitindo que os candidatos alcancem até 11 pontos, promovendo mais igualdade entre os inscritos.
Compartilhar Notícia