Imagem da notícias

Maior poluidor da América Latina, Brasil lança por ano 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano - LFTV

18 de outubro de 2024

O Brasil é o maior poluidor da América Latina e ocupa a 8ª posição entre os maiores poluidores do mundo, segundo o relatório “Fragmentos da Destruição: impacto do plástico à biodiversidade marinha brasileira”, divulgado nesta quinta-feira (17) pela ONG Oceana. O estudo revela que o país despeja anualmente 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano, o que representa 8% da poluição plástica global.

De acordo com o oceanólogo e diretor-geral da Oceana, Ademilson Zamboni, o objetivo do estudo é mensurar a gravidade da poluição por plástico no Brasil. Ele ressalta que “o plástico que polui nossos mares é resultado de um modelo de produção e descarte que precisa ser urgentemente substituído”. Zamboni acredita que o levantamento pode impulsionar uma transição para superar os desafios ambientais, econômicos e sociais gerados pelo atual sistema.

Estudos brasileiros sobre a poluição das águas indicam que o impacto sobre os ecossistemas e até na alimentação humana já está comprometendo o equilíbrio ambiental. Os pesquisadores detectaram a presença de plástico em 200 espécies marinhas, sendo que 85% delas estão ameaçadas de extinção. Dentre os animais afetados, 10% morreram devido a problemas como desnutrição e redução da imunidade, causados pela exposição a compostos químicos prejudiciais.

Dados dos Projetos de Monitoramento de Praias das Bacias de Santos e de Campos mostram que, ao longo da costa brasileira, todas as espécies de tartarugas marinhas já foram encontradas com plástico no organismo. No caso específico das tartarugas-verdes, 70% dos 250 exemplares estudados ingeriram plástico, chegando a 100% em algumas regiões.

Outro dado alarmante é o índice de peixes amazônicos que apresentavam plástico ou microplástico no sistema digestivo e nas brânquias: 98% das 14 espécies analisadas em riachos da Amazônia estavam contaminadas. O relatório enfatiza que a poluição plástica continua devastando a vida marinha em larga escala e que a única solução é reduzir drasticamente o volume de resíduos despejados no oceano.

Entre as recomendações feitas pelos pesquisadores ao poder público estão o investimento em pesquisa e desenvolvimento, a promoção de alternativas ao plástico a preços acessíveis, e a criação de uma legislação específica para regular a produção de plásticos, especialmente os descartáveis. As informações são da Agência Brasil.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV