24 de outubro de 2024
O fornecimento de água em bairros de Salvador atendidos pelas estações de tratamento do Parque da Bolandeira começou a ser restabelecido gradualmente desde a noite desta quarta-feira (23). Isso ocorreu após a conclusão de uma série de manutenções preventivas e algumas correções emergenciais realizadas ao longo do dia.
Segundo a Embasa, alguns imóveis já começaram a receber água nesta quinta-feira (24), com a expectativa de que o sistema seja totalmente normalizado dentro de um prazo máximo de 72 horas. A retomada do abastecimento é feita de forma gradual, já que a água percorre uma longa rede de distribuição até chegar às residências.
A Embasa explica que, enquanto os reservatórios estão sendo reabastecidos, a pressão pode não ser suficiente para alcançar os pontos mais altos da cidade, o que faz com que essas áreas demorem mais para ter o fornecimento regularizado.
Outros fatores que podem influenciar no tempo de normalização incluem a localização do imóvel em relação à rede distribuidora (imóveis no final da rede precisam esperar mais), a existência de ligações clandestinas, que prejudicam a pressão nas tubulações, e características do imóvel, como a presença de caixas d’água e sistemas de bombeamento, que facilitam o abastecimento dos pavimentos superiores.
Até que o fornecimento seja completamente normalizado, os usuários podem solicitar abastecimento alternativo por meio de carros-pipa, utilizando o número de matrícula nos canais de atendimento da Embasa: telefone 0800 0555 195, WhatsApp (71) 99717-0999, atendimento virtual e pontos de atendimento presencial. A prioridade para o envio de carros-pipa será para hospitais e postos de saúde.
As áreas onde o abastecimento está sendo regularizado incluem:
Acupe, Amaralina, Arenoso, Arraial do Retiro, Barbalho, Barra, Barreiras, Barris, Brotas, Boca do Rio, Cabula, Cabula VI, Calabetão, Calçada, Caminho das Árvores, Campinas de Brotas, Candeal, Canela, Centro, Chapada do Rio Vermelho, Cidade Nova, Cosme de Farias, Costa Azul, Curuzu, Doron, Engenho Velho da Federação, Engenho Velho de Brotas, Engomadeira, Federação, Garcia, Graça, Horto Florestal, IAPI, Imbuí, Itaigara, Jardim Armação, Jardim Santo Inácio, Luiz Anselmo, Liberdade, Mata Escura, Matatu, Narandiba, Nazaré, Nordeste de Amaralina, Novo Horizonte, Ondina, Patamares, Pau Miúdo, Pernambués, Pero Vaz, Piatã, Pituaçu, Pituba, Resgate, Retiro, Rio Vermelho, Saboeiro, Santa Cruz, Santa Mônica, São Gonçalo, Saramandaia, Sussuarana, Stiep, Tancredo Neves, Vale das Pedrinhas e Vila Laura.
Compartilhar Notícia