Imagem da notícias

Justiça determina desconto na tarifa para consumidores afetados pela falta de água em Salvador - LFTV

24 de outubro de 2024

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) entrou com uma ação civil contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com o intuito de garantir que consumidores prejudicados pela falta de água recebam desconto na tarifa. A ação leva em consideração as interrupções no abastecimento que afetaram cerca de 1,5 milhão de moradores em quase 130 bairros de Salvador desde 2016.

O processo está em andamento há quatro anos. Segundo a defensora pública Nayana Gonçalves, que acompanhou o caso, “a decisão reconhece o dano coletivo e a indenização confirma o impacto das interrupções e suspensões indevidas de serviços essenciais para os cidadãos”.

A defensora pública Mônica Soares, uma das responsáveis pela ação, afirmou à TV Bahia que a decisão assegura, em casos de desabastecimento, o seguinte: regularidade no fornecimento de água; elaboração de um plano regional de abastecimento; criação de um plano de contingência e emergência para lidar com essas situações imprevistas; fornecimento de água por carros-pipa; e desconto na conta para os consumidores afetados.

Em sua defesa, a Embasa explicou que as interrupções mencionadas na ação, entre 2020 e 2021, ocorreram devido a fatores específicos ligados a serviços preditivos, preventivos e corretivos necessários para a operação dos sistemas de abastecimento. A empresa afirmou que sempre buscou restabelecer o serviço o mais rápido possível.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV