Imagem da notícias

Degradação de florestas na Amazônia bate recorde mensal em setembro - LFTV

A degradação florestal na Amazônia Legal alcançou 20.238 quilômetros quadrados (km²) em setembro de 2024. Segundo o instituto de pesquisa Imazon, essa área foi a maior registrada em um único mês nos últimos 15 anos em termos de danos ambientais. De janeiro a setembro, o desmatamento totalizou 3.071 km², sendo a oitava maior extensão já registrada nesse período.

Esse número representa um aumento de 1.402% em comparação a setembro de 2023, quando a degradação foi de 1.347 km². Entre as terras indígenas, o território Kayapó foi o mais afetado pelo segundo mês consecutivo, com 3.438 km² de floresta degradada, concentrando 17% de toda a degradação da Amazônia em setembro.

Carlos Souza Jr, coordenador do programa de Monitoramento da Amazônia do Imazon, comentou a situação em nota: “Historicamente, em setembro, Mato Grosso costumava ser o estado que mais degradava a Amazônia. No entanto, em 2024, o Pará surpreendeu com números elevados. Em setembro, foi decretada situação de emergência e proibido o uso de fogo, mas é essencial que essa decisão venha acompanhada de fiscalização e responsabilização dos responsáveis para que tenha maior eficácia”.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV