Imagem da notícias

Delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza é nomeado Secretário-Geral da INTERPOL - LFTV

5 de novembro de 2024

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito como o novo Secretário-Geral da INTERPOL durante a Assembleia-Geral da organização, realizada em Glasgow, Escócia. Com essa eleição, Urquiza se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento a assumir o cargo em toda a história centenária da INTERPOL, marcando um momento significativo para o Brasil e fortalecendo sua participação na luta contra o crime organizado no cenário internacional.

A escolha de Urquiza foi aprovada pela maioria dos 196 países membros da INTERPOL, e ele assumirá a função em 7 de novembro de 2024, ao término do mandato de Jürgen Stock, atual Secretário-Geral, que é alemão. A decisão foi inicialmente tomada pelo Comitê Executivo da INTERPOL em junho de 2024, em Lyon, e confirmada nesta terça-feira, 5 de novembro.

Essa nomeação reflete a importância que o governo brasileiro atribui ao combate ao crime organizado transnacional, destacando a crescente relevância da cooperação internacional. Além disso, é um reconhecimento global ao profissionalismo e à competência da Polícia Federal do Brasil, assim como à sua contribuição para os esforços da INTERPOL.

A eleição de Valdecy Urquiza foi resultado de uma bem-sucedida campanha que contou com a colaboração estreita entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Como Secretário-Geral da INTERPOL, Urquiza ocupará o principal cargo executivo da organização, com um mandato de cinco anos. Atualmente, ele exerce a função de Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e já foi Vice-Presidente da INTERPOL para as Américas entre 2021 e 2024.

Ao longo de sua carreira, Urquiza desempenhou papéis de destaque, como Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da INTERPOL, em Lyon. No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da INTERPOL, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza também é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA. Aos 43 anos, natural de São Luís, Maranhão, ele assumirá a liderança da INTERPOL, guiando os esforços globais da organização no combate ao crime transnacional e na promoção da cooperação policial internacional.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV