6 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (5), a direção do Hospital da Bahia comunicou à coordenação-geral do Planserv que irá encerrar os atendimentos de urgência e emergência para os beneficiários do plano estadual de saúde. A suspensão desses serviços entrará em vigor a partir de quinta-feira (7). O hospital justificou a decisão com base em um “redimensionamento da unidade”.
No entanto, o hospital continuará oferecendo aos beneficiários do Planserv atendimentos ambulatoriais em neurocirurgia, cirurgias torácica, cardíaca, cabeça e pescoço, além de cirurgias gerais do trato digestivo e oncológicas. Permanecerão também disponíveis os serviços nas áreas de radioterapia, cardiologia e oncologia, assim como exames de Ecocardiograma, Mapa, Holter e Eletroencefalograma, entre outros. Pacientes que já deram entrada na unidade por meio de emergência continuarão recebendo atendimento sem interrupções.
A coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, informou que estão sendo tomadas medidas para garantir o atendimento aos beneficiários afetados. Entre as ações está a antecipação da abertura de novos leitos na segunda fase do Hospital de Brotas, além do aumento da capacidade operacional do Hospital Fundação Bahiana de Cardiologia e de outras unidades, inclusive em Lauro de Freitas. “Foi uma decisão de mercado, sem consideração à relevância do Planserv para a saúde suplementar local. Negociamos ao máximo, mas a nova direção do hospital optou por reduzir os serviços, mesmo após tantos anos de parceria”, destacou Socorro Brito.
Compartilhar Notícia