6 de novembro de 2024
Os participantes que não compareceram ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, ocorrido no último domingo (3), poderão solicitar a reaplicação da prova, desde que apresentem uma justificativa válida, como problemas de saúde relacionados a doenças infecciosas ou falhas logísticas. As provas de reaplicação estão previstas para os dias 10 e 11 de novembro.
Para solicitar a reaplicação, os participantes devem acessar a Página do Participante no portal do INEP, entre os dias 11 e 15 de novembro. Serão aceitas justificativas válidas, como a impossibilidade de comparecimento por conta de doenças transmissíveis, incluindo tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, Mpox, influenzas A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e COVID-19.
Problemas logísticos também podem justificar a solicitação, como desastres naturais, problemas na infraestrutura do local de prova, falta de energia elétrica e falhas na execução dos procedimentos que afetem o candidato. Além disso, aqueles que teriam que realizar a prova a mais de 30 km de sua residência também podem solicitar a reaplicação.
As solicitações serão avaliadas com base em eventos registrados em cada município, incluindo alertas da Defesa Civil sobre desastres naturais. Para comprovar doenças contagiosas, será necessário apresentar um atestado médico.
É importante lembrar que os candidatos que faltaram apenas ao primeiro dia de prova ainda poderão participar do segundo dia do exame, no dia 10, na data regular. A solicitação de reaplicação só será considerada para a prova em que a ausência for justificada.
Compartilhar Notícia