Imagem da notícias

Com selo e identidade visual: tráfico em Salvador adota ‘padrão’ nas embalagens de drogas - LFTV

8 de novembro de 2024

Características como preço, identidade visual e lacres de segurança, que asseguram a entrega intacta do “produto” ao cliente, são comuns em estabelecimentos comerciais. No entanto, esse padrão, mais comum no setor formal, agora é adotado pelo tráfico de drogas em Salvador, que utiliza essa padronização para atrair e fidelizar “clientes”.

A reportagem do Aratu On teve acesso a um desses produtos, comercializado na Gamboa, região da avenida Contorno. Trata-se de uma embalagem contendo cerca de 1,5g de cocaína, com a marca da facção Comando Vermelho (CV), que controla a área e rivaliza com o Bonde do Maluco (BDM).

Apesar de simples e improvisada, a embalagem apresenta uma identidade visual clara: um urso segurando uma bandeira vermelha, símbolo da facção carioca, acompanhado do número 50, indicando o preço.

O pacote ainda exibe um raio, em referência à gíria “dar um raio”, usada pelos consumidores. Segundo um usuário, que preferiu o anonimato, essa padronização foi implementada recentemente. “Tem mais ou menos um mês que vi essa embalagem com o raio”, comentou.

A embalagem também traz o slogan “Gestão Inteligente”, sugerindo uma estratégia de organização e domínio do Comando Vermelho na comunidade da Gamboa. Embora outros produtos não possuam símbolos explicitamente ligados ao CV, para os que conhecem o ambiente, a mensagem é facilmente compreendida. Como no ditado, “para bom entendedor, meia palavra basta”: embalagens como um pino de cocaína vermelho deixam claro o domínio da facção na área.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV