13 de novembro de 2024
Salvador será uma das cidades a sediar manifestações pelo fim da escala de trabalho 6×1 na próxima sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Na capital baiana, o ato está marcado para acontecer às 10h, no Farol da Barra.
Além de Salvador, outras capitais confirmaram a realização dos protestos, incluindo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS).
Os eventos estão sendo organizados pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que também criou uma petição pública direcionada ao Congresso Nacional. A iniciativa já reuniu mais de 2,5 milhões de assinaturas.
Paralelamente, o texto de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças na jornada de trabalho no Brasil ainda está em fase de coleta de assinaturas para ser protocolado na Câmara dos Deputados. Segundo atualização da noite de segunda-feira (11), 134 deputados já assinaram a proposta, que precisa de pelo menos 171 signatários para avançar. A deputada Érika Hilton (PSOL-SP) está à frente da coleta de apoios.
A PEC propõe reduzir a jornada de trabalho para quatro dias por semana, com limite de oito horas diárias e 36 horas semanais.
Compartilhar Notícia