21 de novembro de 2024
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgará nesta quinta-feira (21) os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU).
Após meses de planejamento, aplicação e correção das provas, o resultado estará disponível na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso. Para acessar o sistema, os participantes devem usar os dados de login do portal Gov.br.
Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CNU foi realizado em 18 de agosto em todo o país, após um adiamento de três meses devido às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio.
Notas e critérios de classificação
O preenchimento das vagas considera as notas obtidas nas provas e as preferências de cargos indicadas pelos candidatos no momento da inscrição. Quem for aprovado na sua primeira opção será eliminado das demais preferências listadas.
Próximas etapas
Com a divulgação dos resultados finais, a próxima fase será a convocação para posse e realização de cursos de formação, prevista para começar em janeiro de 2025.
Segundo o cronograma oficial, essa etapa incluirá uma formação à distância de 280 horas, oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) ao longo de 36 meses, obrigatória para todos os novos servidores federais. Além disso, cinco carreiras terão cursos presenciais na Enap, em Brasília, com cargas horárias entre 360 e 580 horas. Esses cursos, que são classificatórios e eliminatórios, correspondem à terceira etapa do certame.
As carreiras contempladas por esses cursos são:
• Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental;
• Analista de Infraestrutura;
• Analista em Tecnologia da Informação;
• Analista de Comércio Exterior;
• Técnico de Políticas Sociais.
Após a formação, os participantes receberão certificação de pós-graduação emitida pela Enap, que visa nivelar os conhecimentos necessários e oferecer uma base sólida para atuação no serviço público.
Banco de candidatos
O concurso também formará um banco de candidatos aprovados em lista de espera, equivalente ao dobro do número de vagas imediatas, somando mais de 13.280 nomes.
Os classificados no banco poderão ser convocados a cada seis meses, dependendo da necessidade dos órgãos. Há ainda a possibilidade de assumir vagas temporárias no serviço público sem perder a classificação no banco para futuras efetivações.
O concurso
O CNU se destacou por permitir que, com apenas uma inscrição, candidatos concorressem a vagas em diversos órgãos públicos. Foi o maior concurso da história do Brasil, com 2.144.397 inscritos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
As remunerações variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71, abrangendo cargos de níveis superior, médio e técnico em diferentes especialidades.
Compartilhar Notícia