Imagem da notícias

Prefeitura de Lauro de Freitas comenta denúncia do MP-BA contra secretário municipal - LFTV

4 de dezembro de 2024

Após ser formalmente acusado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) por suposta omissão na comprovação de débitos previdenciários, o secretário de Administração de Lauro de Freitas, Ailton Florêncio dos Santos, recebeu o apoio da Prefeitura, que afirmou, nesta terça-feira (03), que suas ações estão “em total conformidade com os princípios legais”.

Em comunicado oficial, a gestão de Moema Gramacho informou que já ingressou com ação judicial para revisar os débitos tributários contestados pelo MP. Segundo a nota, “todas as compensações realizadas foram devidamente instruídas com a documentação necessária, mas, devido à alegação de perda de prazo, a Receita Federal não analisou os documentos para avaliar se as compensações são devidas ou não, aplicando a multa de ofício que é alvo da Ação de Improbidade.” A Prefeitura criticou a postura da Receita Federal, classificando-a como incompatível com os princípios de boa-fé e justiça fiscal.

A nota também trouxe uma declaração do secretário Ailton Florêncio, que reforçou seu compromisso com a transparência e legalidade na gestão pública. A Prefeitura destacou sua confiança nas instituições judiciais e afirmou acreditar que as ações judiciais e fiscais serão arquivadas.

Leia o comunicado oficial na íntegra:

Nota da Prefeitura de Lauro de Freitas

“Em relação às recentes alegações envolvendo o Secretário de Administração, Ailton Florêncio, sobre possíveis irregularidades em compensações tributárias, a Prefeitura Municipal informa que as ações realizadas respeitaram rigorosamente os princípios legais e se basearam em decisões judiciais e entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Município já ingressou com ação judicial (processo nº 1021797-04.2024.4.01.3300, em tramitação na 14ª Vara Federal Cível da Bahia), buscando a revisão dos débitos tributários, incluindo a multa aplicada pela Receita Federal, que foi considerada inconstitucional pelo STF no Tema 736 de Repercussão Geral.

Reforçamos que todas as compensações foram devidamente documentadas. No entanto, sob a justificativa de perda de prazo, a Receita Federal não analisou os documentos para determinar se as compensações eram devidas, aplicando penalidades que deram origem à Ação de Improbidade. Essa atitude contraria os princípios da boa-fé e da justiça fiscal.

O Secretário de Administração, Ailton Florêncio, reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade na gestão pública.

A Prefeitura reitera sua confiança no arquivamento da ação e na comprovação de que todas as compensações foram realizadas de forma regular.

Confiamos que a verdade prevalecerá e que as medidas adotadas demonstrarão a legalidade das ações realizadas pelo Município e pela gestão do Secretário Ailton Florêncio.

Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas”

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV