Imagem da notícias

Ministério da Justiça quer usar inteligência artificial em presídios - LFTV

16 de dezembro de 2024

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou a aquisição de 80 aparelhos de raios X com tecnologia de inteligência artificial para aprimorar a segurança em presídios de todo o Brasil. Esses equipamentos serão distribuídos para unidades prisionais nos 26 estados, no Distrito Federal e nos cinco presídios federais, com o objetivo de impedir a entrada de armas, drogas e outros objetos proibidos.

Os scanners possuem um túnel com dimensões de 40 centímetros de largura por 60 de comprimento e utilizam tecnologia de visualização em 3D. De acordo com o edital, os dispositivos devem contar com uma ferramenta de inteligência artificial projetada para auxiliar os operadores na identificação de itens proibidos no sistema prisional.

A compra foi precedida por estudos técnicos realizados pela Coordenação-Geral de Aparelhamento, Inovação e Tecnologia (CGAIT), ligada à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Desde 2014, a CGAIT realiza pesquisas sobre avanços tecnológicos em equipamentos de inspeção e, mais recentemente, sobre o uso de inteligência artificial nesse tipo de tecnologia.

“Com o avanço tecnológico, a CGAIT conduziu um estudo para avaliar a aplicabilidade da inteligência artificial nesses aparelhos. Após a pesquisa, identificamos ao menos três fabricantes que atendiam às especificações técnicas necessárias”, informou o órgão.

As informações foram publicadas pelo site Metrópoles.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV