Imagem da notícias

ONU nomeia general brasileiro como líder de Missão de Paz em Ruanda - LFTV

30 de janeiro de 2025

A Organização das Nações Unidas (ONU) designou o tenente-general brasileiro Ulisses De Mesquita Gomes como comandante da Força da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo. A nomeação foi oficializada nesta quarta-feira (29) pelo secretário-geral da organização, António Guterres.

Segundo a agência AFP, a missão acontece em meio ao avanço do grupo rebelde M23, apoiado por Ruanda, que tomou o controle de Goma, a maior cidade do leste congolês, no último domingo (29). Os conflitos na região já resultaram em 100 mortos e quase 1.000 feridos, de acordo com informações de hospitais locais.

A instabilidade na República Democrática do Congo (RDC) remonta a 1994, quando teve início a primeira guerra civil do país. Na época, a etnia tutsi foi alvo de um genocídio que vitimou cerca de 800 mil pessoas, assassinadas por extremistas hutus. A recente escalada da violência começou em abril de 2024, após a posse da primeira-ministra Judith Suminwa, que é ligada à etnia hutu.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV