Imagem da notícias

Frade alertou sobre problema no teto dois dias antes do desabamento na Igreja de São Francisco - LFTV

6 de fevereiro de 2025

O frade Pedro Júnior Freitas da Silva, responsável pela Igreja e Convento de São Francisco, comunicou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na segunda-feira (3), sobre uma dilatação no forro do teto da igreja, localizada no Pelourinho.

Apenas dois dias depois, o forro cedeu, causando a morte de uma pessoa. Na carta enviada ao Iphan, o frade solicitou uma vistoria técnica para avaliar o problema e definir medidas de preservação. Segundo documentos consultados pela Folha, não há registro de resposta do órgão.

“Solicitamos também orientações sobre possíveis soluções para o problema, garantindo que qualquer intervenção respeite os critérios técnicos e de conservação exigidos para bens tombados. Estamos à disposição para fornecer mais informações e agendar a melhor data para a visita”, escreveu o frade.

Cerca de quatro meses antes do ocorrido, o frade e o Iphan assinaram uma ordem de serviço para uma reforma avaliada em R$ 1,2 milhão, voltada à elaboração dos projetos de restauração e preservação da igreja. Na época, o Iphan destacou que a conservação do templo, representante da arte barroca, era essencial para preservar a memória do período colonial e fortalecer o conjunto arquitetônico como um atrativo turístico.

O superintendente do Iphan-BA, Hermano Guanaes e Queiroz, também enfatizou a importância da preservação de patrimônios culturais como a Igreja e Convento de São Francisco, afirmando que essa responsabilidade deve ser compartilhada por diferentes setores da sociedade.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV