Imagem da notícias

Monitoramento via satélite identifica 130 balsas de garimpo ilegal em rio do Amazonas - LFTV

6 de fevereiro de 2025

Um monitoramento via satélite realizado pelo Greenpeace Brasil detectou a presença de 130 balsas de garimpo ilegal operando no Rio Madeira, entre os municípios de Novo Aripuanã e Humaitá, no Amazonas. A identificação ocorreu cinco meses após a Operação Prensa, conduzida pelo Ibama e pela Polícia Federal em agosto do ano passado, que resultou na destruição de mais de 450 embarcações na região. A organização alerta para a retomada da atividade ilegal.

O Greenpeace ressalta que o Rio Madeira enfrenta há mais de 40 anos uma intensa exploração ilegal de ouro e cobra medidas do governo federal para conter o problema. Segundo a organização, o garimpo embarcado utiliza maquinário pesado para dragar sedimentos do fundo do rio, causando destruição no leito, contaminação das águas por mercúrio e impactos severos às comunidades ribeirinhas.

Dados do MapBiomas mostram que a área de garimpo terrestre na bacia do Madeira cresceu significativamente nos últimos anos, passando de 3.753 hectares em 2007 para 9.660 hectares em 2020 – um aumento de 5.907 hectares, equivalente a mais de 8.200 campos de futebol.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV