Imagem da notícias

Câmara aprova projeto de proteção e resgate de animais em desastres - LFTV

7 de fevereiro de 2025

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (5), um projeto de lei que estabelece uma política de proteção, resgate e manejo de animais impactados por acidentes e desastres. A proposta define responsabilidades tanto para o poder público quanto para empreendedores que atuam com animais. Como o texto sofreu alterações, ele retornará ao Senado para nova análise, seguindo a versão do relator, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ).

Segundo o parlamentar, os desastres afetam os animais de diversas formas, desde a morte de espécies silvestres até a perda de fontes de sustento para famílias que dependem deles. “A morte de um animal de estimação também pode agravar o trauma psicológico causado por tragédias ambientais”, destacou Queiroz.

O projeto prevê que empreendedores que descumprirem as medidas de proteção aos animais estarão sujeitos às penalidades da Lei dos Crimes Ambientais, incluindo detenção de três meses a um ano, além de multa para casos de maus-tratos, ferimentos ou mutilação de animais.

O deputado Tadeu Veneri (PT-PR) relembrou tragédias ambientais que impactaram severamente a fauna no Brasil. Em Brumadinho (MG), estima-se que 20 mil animais morreram soterrados após o rompimento da barragem da Vale, em 2019. Já no Pantanal, em 2020, as queimadas resultaram na morte de 17 milhões de animais, segundo estimativas.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV