Imagem da notícias

Entidade pede símbolo iorubá no STF após aval a crucifixos em prédios públicos - LFTV

11 de fevereiro de 2025

O Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idrafro) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão de um símbolo iorubá na Corte, após a decisão que permitiu a presença de crucifixos em prédios públicos. A proposta sugere a instalação de um Oxê, o machado de Xangô, divindade africana ligada à justiça.

Em novembro de 2024, o STF determinou que a exibição de símbolos religiosos em espaços públicos não viola a neutralidade do Estado nem a liberdade de crença. Com base nessa decisão, o Idrafro argumenta que a presença do Oxê no tribunal garantiria um tratamento igualitário entre diferentes tradições religiosas e culturais.

“O Poder Judiciário é, muitas vezes, a única instância onde as religiões afro-brasileiras têm suas demandas sociais reconhecidas. A proposta visa assegurar igualdade de tratamento ao símbolo africano da Justiça, em comparação com o crucifixo”, destaca o pedido, assinado por 12 lideranças religiosas e seis advogados, sob a coordenação de Hédio Silva Júnior.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV