Imagem da notícias

SUS passa a oferecer transplante de intestino delgado e multivisceral para tratar falência intestinal - LFTV

24 de fevereiro de 2025

O Ministério da Saúde oficializou a inclusão dos transplantes de intestino delgado (TID) e multivisceral (TMV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão, publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (20), amplia o acesso a esses procedimentos para pacientes com falência intestinal irreversível e outras condições graves.

A falência intestinal é uma doença rara que compromete a absorção de nutrientes essenciais, sendo geralmente tratada com nutrição parenteral (alimentação intravenosa). Entretanto, essa abordagem pode causar complicações severas, tornando o transplante a única alternativa para alguns casos. Segundo um relatório técnico do Ministério da Saúde, os transplantes de intestino delgado e multivisceral podem aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) já havia se manifestado favoravelmente à inclusão dos transplantes, destacando seus benefícios clínicos e a possibilidade de expandir centros especializados no país. Com a publicação da decisão no Diário Oficial, o procedimento agora faz parte das políticas públicas do SUS.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV