Imagem da notícias

Lula demite Nísia Trindade e confirma Padilha no Ministério da Saúde - LFTV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, promovendo a oitava mudança no alto escalão do governo desde o início de seu terceiro mandato. Para substituí-la, Lula nomeou Alexandre Padilha, que até então chefiava a Secretaria de Relações Institucionais.

No comando do Ministério da Saúde desde janeiro de 2023, Nísia enfrentava pressões internas para adotar uma postura mais política e acelerar a execução de ações estratégicas. Essas cobranças se intensificaram ao longo do ano, especialmente em reuniões fechadas com o presidente no Palácio do Planalto.

Primeira mulher a liderar a pasta, Nísia foi anunciada ainda durante a transição de governo, em dezembro de 2022. Antes de assumir o cargo, atuou como presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com sua saída, o número de ministras no governo diminui, ao menos temporariamente, para nove, em um total de 38 ministérios.

Padilha retorna ao Ministério da Saúde, cargo que já ocupou durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Sua nomeação também faz parte de um movimento mais amplo de reestruturação ministerial, abrindo espaço para novos ajustes na equipe de governo.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV