Imagem da notícias

Comissão da Câmara dos EUA aprova projeto de Lei que pode barrar visto a Alexandre de Moraes - LFTV

27 de fevereiro de 2025

O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (26), um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, Alexandre de Moraes, no país. A iniciativa foi impulsionada pelo Partido Republicano, do ex-presidente Donald Trump, e agora seguirá para votação no plenário da Casa.

O projeto, intitulado No Sensors on Our Shores Act, estabelece que qualquer autoridade estrangeira que tente censurar a “liberdade de expressão americana” de um cidadão dos EUA em território norte-americano será considerada inadmissível. A proposta foi apresentada pelos deputados republicanos Darrell Issa (Califórnia) e María Elvira Salazar (Flórida), críticos do STF, após Moraes supostamente ter desconsiderado determinações da Justiça dos EUA. A aprovação foi comemorada por parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As deputadas republicanas deixaram claro que a medida é uma resposta à decisão de Moraes de suspender a rede social X no Brasil. María Elvira Salazar afirmou que o ministro do STF está “na vanguarda de uma cruzada internacional contra a liberdade de expressão e cidadãos como Elon Musk”. Já Darrell Issa declarou que “com este projeto, autoridades estrangeiras estão avisadas: se negarem aos nossos cidadãos os direitos da Primeira Emenda, negaremos sua entrada nos EUA ou indicaremos a porta de saída”.

Os defensores da proposta argumentam que as restrições impostas por Moraes afetaram brasileiros que vivem nos Estados Unidos, incluindo Paulo Figueiredo, denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao lado de Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas por uma suposta tentativa de golpe de Estado. O texto sugere sanções para casos em que a liberdade de expressão de cidadãos americanos seja comprometida em solo norte-americano.

Paulo Figueiredo, influenciador e um dos afetados pelas decisões do ministro do STF, celebrou a aprovação da medida em suas redes sociais.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV