Imagem da notícias

Projeto propõe programa de atendimento humanizado ao aborto legal em Salvador; entenda - LFTV

13 de março de 2025

Um projeto de indicação sugere a criação do Programa Municipal de Atenção Humanizada ao Aborto Legal em Salvador. A proposta busca estabelecer uma rede de atendimento integrada, com participação da sociedade civil, para assegurar o acesso ao procedimento nos casos previstos em lei.

O vereador Hamilton Assis (Psol), autor da iniciativa, alerta que a falta de informação e a ausência de um programa estruturado dificultam esse direito, especialmente para as populações mais vulneráveis. “Há inúmeros relatos de pessoas que enfrentam exigências indevidas e profissionais despreparados para esse acolhimento”, afirmou.

O aborto é permitido no Brasil em três situações: quando a gravidez resulta de estupro, há risco de vida para a gestante ou em casos de anencefalia fetal. No entanto, Assis aponta falhas na atuação do poder público e riscos de retrocesso.

Ele também destaca que o acesso ao aborto seguro ainda é restrito a quem pode pagar. “Lutamos contra o PL 1.904/2024, que equiparava o aborto ao homicídio. As maiores vítimas do aborto inseguro são meninas, mulheres e pessoas gestantes em situação de vulnerabilidade”, reforçou.

Dados do SUS indicam que, entre 2012 e 2021, 367 mulheres morreram em Salvador em decorrência de abortos inseguros, sendo a maioria negras. Para o vereador, a criação do programa é fundamental para reduzir essas desigualdades.

O projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV