Imagem da notícias

Com avanço de Teleférico, Túnel no Centro de Salvador segue "de molho" após inscrição no PAC; entenda - LFTV

20 de março de 2025

A proposta de construir um túnel subterrâneo que conectaria o Centro de Salvador ao bairro do Comércio foi deixada em espera. O projeto, que chegou à etapa de estudos de viabilidade no primeiro semestre de 2023, foi paralisado devido aos altos custos e à complexidade das intervenções, levando a administração do prefeito Bruno Reis a recuar.

Em comunicado recente ao Bahia Notícias, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, responsável pelo estudo do túnel, informou que não há novidades sobre o assunto. A Seinfra explicou que o projeto foi inscrito no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para obtenção de recursos, mas ainda não houve retorno.

Enquanto o túnel aguarda novas definições, a prefeitura direcionou esforços para outra obra de mobilidade: o Teleférico do Subúrbio. Com financiamento garantido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), a implementação do sistema deve começar entre o final deste ano e o início de 2026, conforme noticiado pelo Bahia Notícias.

Em relatos do início do ano passado, ficou evidente que Salvador enfrentava dificuldades para captar recursos destinados à continuidade do túnel. Na ocasião, a Seinfra optou por rescindir o contrato com a Sanehatem Consultoria e Projetos LTDA, empresa responsável pelos estudos iniciais e pelo anteprojeto da “passagem urbana”. Esse planejamento contemplava dois segmentos de passagem subterrânea: o primeiro conectando o Campo da Pólvora à Ladeira da Montanha e o segundo ligando a estação da Lapa ao Terminal da Barroquinha.

A ideia central do túnel era integrar o Campo da Pólvora, nas proximidades da Arena Fonte Nova, ao bairro do Comércio, situado próximo ao Plano Inclinado Gonçalves. A proposta visava conectar essa área, que abriga o porto, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, ao sistema de metrô de Salvador.

Além disso, os estudos previam que, na saída do túnel no bairro do Comércio – especificamente na Rua Guindaste dos Padres – seria erguido um “edifício de apoio” para a operação da passagem subterrânea. Para tanto, o plano incluía a desapropriação de três lotes na região e previa a instalação de cafeterias, sanitários com acessibilidade, lojas e uma área administrativa, transformando o local na entrada de um “boulevard” destinado a facilitar o trânsito de pedestres e, eventualmente, permitir o tráfego local, similar às “ramblas” de Barcelona.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV