Imagem da notícias

Bahia Inicia Campanha de Vacinação Contra a Influenza - LFTV

24 de março de 2025

A campanha de imunização contra a influenza já começou na Bahia. Neste sábado (22), o estado recebeu a primeira remessa de vacinas, totalizando 428 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) iniciará a distribuição para os municípios nesta segunda-feira (24), garantindo o abastecimento das unidades de saúde para o início oficial da campanha, programado para 7 de abril.

Uma das novidades deste ano é a inclusão da vacina contra a gripe no Calendário Nacional de Vacinação, ampliando a imunização para além das campanhas sazonais e permitindo que o público-alvo tenha acesso à proteção ao longo de todo o ano. Na Bahia, cerca de 6,3 milhões de pessoas fazem parte desse grupo.

Os públicos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, indígenas, comunidades tradicionais, pessoas em situação de rua, indivíduos com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, profissionais das forças de segurança e das forças armadas, além de internos e funcionários do sistema prisional.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, ressaltou a importância da vacinação para evitar complicações e mortes causadas pela gripe. “A chegada das vacinas e a ampliação da cobertura representam um avanço essencial. Estamos atuando com rapidez para garantir que os municípios recebam as doses e possam iniciar a campanha dentro do prazo”, afirmou.

Embora o lançamento oficial esteja marcado para 7 de abril, o Ministério da Saúde e a Sesab recomendam que os municípios comecem a vacinar assim que as doses chegarem. A Sesab reforça a segurança e a eficácia da vacina e orienta a população a buscar os postos de saúde o quanto antes para se proteger, ajudando a reduzir a demanda nos serviços de saúde durante os períodos de maior circulação do vírus.

A coordenadora estadual de Imunização, Vânia Rebouças, destacou que, apesar da vacina estar disponível ao longo do ano, é essencial que a aplicação ocorra o quanto antes. “A gripe é mais frequente no outono e inverno, e a vacinação precoce ajuda a diminuir os casos e, principalmente, os óbitos”, explicou.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV