Imagem da notícias

Brasil Lançará Observatório para Monitoramento de Pessoas Desaparecidas - LFTV

Na próxima sexta-feira (28), Brasília será palco do lançamento do Observatório de Desaparecimento de Pessoas no Brasil (Obdes). A iniciativa resulta de uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A cerimônia acontecerá às 10h, no auditório da Reitoria da UnB, e contará com uma palestra de Ariel Dulitsky, ex-secretário executivo adjunto da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, sobre a responsabilidade internacional do Brasil em casos de desaparecimentos forçados.

A criação do Obdes ocorre em um momento de crescente preocupação com o alto número de desaparecimentos no país. Dados do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) revelam que, somente em 2024, mais de 66 mil pessoas desapareceram no Brasil. Entre as vítimas estão crianças, adolescentes e grupos vulneráveis, como indígenas, idosos, pessoas em situação de rua, membros da comunidade LGBTQIA+ e jovens negros das periferias.

O Observatório visa fortalecer a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, promovendo pesquisas qualitativas para aprofundar o conhecimento sobre os fatores que levam ao desaparecimento de indivíduos no país. Segundo Simone Rodrigues Pinto, coordenadora do projeto, “compreender os atores, as instituições e as circunstâncias envolvidas nos desaparecimentos é essencial para a criação de estratégias eficazes de prevenção e enfrentamento desse fenômeno no Brasil”.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV