Imagem da notícias

PEC propõe unificação das eleições e fim da reeleição para cargos do Executivo - LFTV

7 de abril de 2025

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA), pretende colocar em votação até o meio do ano a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, que busca reformular o calendário eleitoral brasileiro. A proposta prevê o fim das eleições a cada dois anos e estabelece um novo modelo: pleitos unificados a cada cinco anos para todos os cargos do Executivo e do Legislativo.

De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a PEC propõe que prefeitos, vereadores, governadores, deputados, senadores e o presidente da República passem a ser eleitos em uma única data, com mandatos de cinco anos. O texto também proíbe a reeleição para os cargos do Executivo e reserva 20% das vagas nos parlamentos para candidatas mulheres.

O relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), apresentou um novo parecer à CCJ nesta quarta-feira (3), mas a análise foi adiada para a realização de três audiências públicas que vão aprofundar o debate sobre o tema.

Segundo Otto Alencar, a unificação das eleições representaria uma economia significativa aos cofres públicos. Hoje, o país realiza três eleições em um período de quatro anos, com a distribuição de três fundos eleitorais distintos. Os custos, segundo ele, chegam a R$ 15 bilhões. “Essa reforma é essencial não apenas para dar mais racionalidade ao processo eleitoral, mas também para reduzir drasticamente os gastos com campanhas e estruturas eleitorais”, afirmou.

Caso seja aprovada pelo Congresso, a mudança passaria a valer já a partir das eleições de 2030.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV