Imagem da notícias

Falhas em serviços de saúde causam 2.363 mortes no Brasil em um ano - LFTV

11 de abril de 2025

Entre agosto de 2023 e julho de 2024, o Brasil contabilizou 396.629 ocorrências de falhas na assistência à saúde, segundo dados da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Desse total, 2.363 incidentes resultaram em óbitos. As informações foram coletadas a partir de registros feitos por serviços de saúde no sistema Notivisa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Minas Gerais lidera o ranking de falhas notificadas, com 68.873 registros, seguida por São Paulo, com 52.803. No entanto, São Paulo foi o estado com maior número de mortes associadas a esses eventos, somando 452 casos. Minas Gerais aparece na sequência, com 312, e Santa Catarina, com 226.

Entre os incidentes mais graves relatados estão erros na administração de medicamentos — seja por tipo incorreto ou dosagem inadequada — e cirurgias realizadas em regiões erradas do corpo. Também foram notificadas lesões por pressão, como contusões, entorses e luxações. De acordo com a Anvisa, grande parte desses episódios poderia ter sido evitada com a implementação de protocolos de segurança e práticas preventivas nos serviços de saúde.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV