Imagem da notícias

Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos - LFTV

14 de abril de 2025

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desenvolveram uma nova embalagem antiestática e ecológica, utilizando bagaço de cana-de-açúcar e negro de fumo — este último obtido por meio da combustão incompleta de materiais vegetais, como carvão e alcatrão de carvão, além de derivados do petróleo.

O novo material, batizado de criogel condutivo, tem como principal função proteger dispositivos eletrônicos sensíveis — como chips, semicondutores e outros componentes presentes em computadores, celulares, televisores e veículos — contra danos causados por descargas eletrostáticas. Esses itens, de alto valor agregado, exigem cuidados especiais durante o transporte e armazenamento.

A pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi publicada na revista Advanced Sustainable Systems. Além de oferecer proteção eficaz, o criogel é sustentável e visa substituir embalagens plásticas convencionais, que têm grande impacto ambiental. Agora, o CNPEM busca parcerias com empresas interessadas em viabilizar a produção industrial do material, por meio de sua Assessoria de Inovação.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV