Imagem da notícias

Deputados empregam parentes como secretários nos próprios gabinetes na Câmara - LFTV

14 de abril de 2025

Mesmo com a proibição da contratação de parentes até o terceiro grau por parlamentares, ao menos dois deputados federais mantêm primos empregados em seus gabinetes na Câmara dos Deputados. A prática, embora alvo de críticas, não é considerada nepotismo segundo entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado Antonio da Cruz Filgueira Neto, o Marreca Filho (PRD-MA), contratou sua prima Iasmin Andrade Filgueira Alvarenga para o cargo de secretária parlamentar em fevereiro de 2023. Atualmente, ela recebe um salário bruto superior a R$ 7,5 mil. Em nota, o parlamentar afirmou que a escolha foi feita com base em “critérios técnicos e legais”, como previsto para cargos de natureza comissionada.

Situação parecida ocorre com o deputado Rodrigo Valadares (União-SE), vice-líder da minoria na Câmara. Desde março de 2023, ele mantém no gabinete seu primo Leonardo Reis Valadares como secretário, com remuneração bruta de R$ 2,8 mil.

A súmula vinculante do STF define como nepotismo a nomeação de cônjuges, companheiros e parentes até o terceiro grau — em linha reta, colateral ou por afinidade — para cargos na administração pública direta e indireta em qualquer um dos três poderes, em todas as esferas da federação.

Contudo, como primos não se enquadram nesse limite de parentesco, a legislação não veda suas nomeações, o que torna as contratações legalmente válidas.

As informações são do portal Metrópoles.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV